sábado, 28 de novembro de 2009

Falsos médicos no interior de Pernambuco

Cremepe e Polícia Federal denunciam seis falsos médicos no Agreste

O presidente do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), André Longo, destacou a ação conjunta entre a Polícia Federal e o Conselho que resultou na denúncia de seis falsos médicos no município de Jataúba, Agreste de Pernambuco. Eles foram descobertos após fiscalização realizada na Unidade Mista de Saúde Ana Argemira Correia na última quarta-feira (25). "Ações como essa reforçam a nossa luta contra o exercício ilegal da medicina no interior", avaliou Longo.

Aleandro Ricardo de Freitas foi encontrado atuando na unidade e foi autuado em flagrante. Ele também atendia em um posto do Programa de Saúde da Família (PSF), na mesma cidade. De acordo com a Polícia Federal, Aleandro é brasileiro, mas afirmou que se formou em medicina na Bolívia. Ele estava trabalhando com o número de registro no Cremepe de outro médico há cerca de dois meses.

Após análise de documentos apreendidos na unidade, o Cremepe chegou a conclusão de que mais cinco pessoas, sem registro do CRM, estavam atuando como médicos no hospital e em PSFs da mesma região. São eles: Carlos Rafael Almira Molina, Manoel Zanino Neto, Márcio Tomio Shimbo Júnior, Marcelo Câmara Holanda e Robson José Ramos Lima. De acordo Cremepe, a Polícia Federal já foi informada dos nomes e deve tomar as providências cabíveis.

Os acusados responderão inquérito por exercício ilegal da medicina e falsidade ideológica, por uso do número do CRM de outra pessoa. O Cremepe também irá encaminhar denúncia ao Ministério Público e Tribunal de Contas do Estado para avaliar o uso de dinheiro público. André Longo, presidente do Cremepe, demonstra preocupação com a gravidade do problema. "Essas irregularidades podem estar causando danos à saúde da população de Jataúba", afirmou.

Durante a fiscalização, foram ouvidos pela Polícia Federal a diretora do hospital e um outro médico. "Os gestores municipais precisam rever seus métodos de contratação", afirmou Longo. Para ele, a realização de concurso público é a maneira adequada de contratar profissionais.


Da Assessoria de Comunicação do Cremepe.


Veja matéria completa em: http://www.cfm.org.br/

Um comentário:

  1. Gostaria de comentar este assunto que fazem tao polemico....Em primeiro lugar nao sao falsos medicos,em segundo,todos buscam revalidacao de diploma,se trabalham assim e porque precisam,e sendo medicos,eles nao poe em risco a saude da populacao como dizem,porque ser medico..tanto faz ser formado na Bolivia ou China,o que falta e revalidar seus diplomas,ai vem a imprensa,e faz esse alvorosso,so que ajudar ninguem ajuda,lutem junto para que se abra logo essas provas nas universidades do brasil,que fazem o maior descaso desses medicos.Um absurdo...nao existe falso medico..quanto usar nome de outros ai sim,,,,isso e crime mesmo.

    ResponderExcluir