sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Notícias

"Governo federal criará 2 mil novas vagas de residência médica"
Fonte Agência Estado
"São Paulo - O governo federal vai criar duas mil novas vagas de residência médica entre 2010 e 2011 para incentivar a formação de novos profissionais nas Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. As novas bolsas irão representar um investimento de mais de R$ 110 milhões ao ano e um crescimento de 120% nas matrículas oferecidas no País. As vagas serão destinadas a áreas específicas da medicina em que hoje faltam profissionais. Entre elas, oncologia e geriatria."
Link para notícia completa:
http://www.abril.com.br/noticias/ciencia-saude/governo-federal-criara-2-mil-novas-vagas-residencia-medica-575253.shtml
.

Hospitais privados reduzem leitos da rede pública
"Dados do Ministério da Saúde indicam que o número de leitos na rede pública de saúde sofreu uma diminuição de 26% entre os anos de 2000 e 2009 e a participação de hospitais privados nas internações feitas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) caiu de 68,8% para 55,5% entre 1995 e 2007. As informações são do jornal Folha de S.Paulo."
Link para notícia completa:
http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI4058340-EI306,00.html
.


Médicos do PSF paralisam atividades em capitais do Nordeste.
Os médicos protestam contra o número excessivo de pacientes que têm que atender, entre outras coisas.

"Nesta quarta-feira, 21, quem procurou atendimento médico nas Unidades de Saúde da Família não encontrou. A categoria cruzou os braços em forma de protesto contra os baixos salários e as condições de trabalho. O paralisação aconteceu também em outras capitais do Nordeste."
" Em Aracaju, os médicos protestam contra o grande número de pacientes atendidos.“São quatro mil para cada médico. Dessa forma não temos como prestar um bom atendimento. Por isso, não estamos aceitando mais a pressão para atender cada um em dez minutos."
"...existem mais de 200 vagas em aberto para o cargo de médico em Aracaju. “Não adianta só cobrar concurso é preciso que tenham coragem para oferecer um bom salário...”

Link: http://www.infonet.com.br/saude/ler.asp?id=91029&titulo=saude

Nenhum comentário:

Postar um comentário